null

Um guia para a pele seca, oleosa e mista

Os diferentes tipos de pele podem apresentar os seus próprios desafios, pelo que o cuidado adequado da sua pele começa por saber de que tipo é a sua. Tenha pele seca, oleosa ou mista, aqui fica um guia rápido para que possa encontrar a rotina de cuidados da pele que melhor se adequa às suas necessidades específicas.

A_Guide_to_Dry,_Oily_and_Combination_Skin-1
1.Pele seca

As pessoas com pele seca tendem a ter poros quase invisíveis e uma tez que pode ter um aspeto baço e textura áspera/rugosa. As pessoas com pele seca têm também maior tendência para desenvolver linhas de expressão e rugas.

Se tiver pele seca, limpe o rosto duas vezes por dia (de manhã e à noite) com um produto de limpeza suave adequado para este tipo de pele, como o Cetaphil Loção de Limpeza . Evite tomar banhos demasiado longos ou com a água demasiado quente, pois isso pode secar ainda mais a sua pele.

A aplicação de um hidratante  logo após a limpeza ajudará a suavizar a pele e a proporcionar-lhe conforto. Certifique-se de que aplica o hidratante enquanto a sua pele ainda está húmida, pois isso ajudará a reter a hidratação. Pode aplicar o hidratante várias vezes ao dia, sempre que necessário.

O hidratante adequado para para pele seca deve conter ingredientes com ação humectante, como a glicerina ou ácido hialurónico, que ajudam a pele a reter a água. São também importantes os ingredientes com ação emoliente, que ajudam a suavizar e apaziguar a pele, dando-lhe conforto e diminuindo a suscetibilidade à irritação.

A_Guide_to_Dry,_Oily_and_Combination_Skin-2
2.Pele oleosa

A pele oleosa apresenta poros dilatados e uma tez brilhante. Estas características são causadas por níveis excessivos de sebo (a substância que lubrifica e ajuda a proteger a nossa pele).

Se tiver pele oleosa , pode sentir-se tentada a lavar o rosto com maior frequência para remover o excesso de oleosidade e sebo. No entanto, é importante limitar esta limpeza a duas vezes por dia (de manhã e à noite); limpe o rosto com produtos suaves, que não sequem nem irritem a pele, e tenham efeito matificante, como o Cetaphil Pro Oil Control Espuma de Limpeza  , que é especialmente formulado para peles oleosas.

Quanto à exfoliação, esta remove as células mortas da pele, bem como as impurezas, e ajuda a renovar e melhorar a textura, deixando a pele mais suave. As pessoas com pele oleosa podem beneficiar de uma exfoliação mais frequente (desde que utilizem um exfoliante suave ).

Aplique um hidratante especialmente formulado para peles oleosas. O hidratante adequado a este tipo de pele geralmente tem uma textura ligeira, maior percentagem de água na sua formulação, é facilmente absorvido e reduz a oleosidade e o brilho, como o Cetaphil Pro Oil Control Creme Hidratante FPS 30 . E ao escolher produtos para os cuidados da pele oleosa, certifique-se de que escolhe um produto com a menção não comedogénico ” no rótulo, o que significa que não obstrui os poros.

3. Pele mista

Se tiver pele mista, é bem provável que apresente zonas secas e zonas oleosas. Por exemplo, pode constatar que a sua testa, nariz e queixo (a área conhecida como zona T) podem ser oleosas, mas que as suas maçãs do rosto são secas. Isto pode tornar confuso saber quais os produtos a utilizar para obter os melhores resultados para a pele mista . 

Utilize um produto de limpeza suave, como o Cetaphil Loção de Limpeza  e opte por um hidratante com ingredientes que tenham ação humectante (atraem e retêm água na pele), como o ácido hialurónico e a glicerina , e que sejam não comedogénicos. O seu rosto pode necessitar de cuidados ligeiramente diferentes nas diversas zonas (por exemplo, hidratação mais frequente nas zonas secas e aplicação de hidratantes de textura mais ligeira e específicos nas zonas oleosas), pelo que é melhor observar de que forma a sua pele reage e manter a rotina que melhor funciona para si.

Aconselhe-se junto do seu médico ou farmacêutico.

 

Referências :



1 https://www.webmd.com/beauty/whats-your-skin-type


2 https://www.aad.org/media/news-releases/saving-face-101-how-to-customize-your-skin-care-routine-with-your-skin-type


3 https://www.aad.org/media/news-releases/--small-changes-in-skin-care-routine-can-significantly-improve-skin-affected-by-acne-and-rosacea 


4 https://www.aad.org/media/news-releases/evaluate-before-you-exfoliate

null