null

Iniciar uma rotina de cuidados da pele 

Getting_Started_On_A_Skin_Care_Routine-1
1. Produto de limpeza

Os sabonetes convencionais podem ser agressivos e irritantes, por isso escolha um produto de limpeza suave  adequado ao seu tipo de pele. Escolha um com agentes de limpeza suaves, que mantenha o pH da superfície da pele e que não danifique a sua barreira protetora natural. Está clinicamente demonstrado que todos os produtos de limpeza  Cetaphil mantêm a integridade da barreira cutânea e a humidade natural da pele, tornando-os adequados para peles sensíveis.

Se tiver pele oleosa,  escolha um produto de limpeza especialmente concebido para não obstruir os poros (não comedogénico) e que regule o sebo/oleosidade controlando o brilho na superfície da pele (efeito matificante), como o Cetaphil Pro Oil Control Espuma de Limpeza .

Limite a limpeza do seu rosto a duas vezes por dia (de manhã e à noite) e, após a limpeza, não se esqueça de secar suavemente a pele. Utilize uma toalha macia, e limpe o rosto com toques suaves, evitando esfregá-lo com a toalha para não causar fricção e irritação.

Getting_Started_On_A_Skin_Care_Routine-2
2. Hidratante de dia

Se tiver pele seca, aplique o hidratante enquanto a pele ainda estiver húmida. Isto ajuda a reter a hidratação, dar conforto e a manter a sua pele suave e macia.

Poderá pensar que a pele oleosa  não precisa de um hidratante, mas mesmo que note excesso de oleosidade, continua a precisar de a hidratar, pois pele oleosa não é sinónimo de pele hidratada. Certifique-se apenas de que utiliza um hidratante oil-free e não comedogénico, pois isto significa que não obstruirá os poros.

Utilizar um hidratante diário com fator de proteção solar é uma ótima forma de proteger a pele da radiação UV ao mesmo tempo que a hidrata.

3. Protetor solar

O protetor solar não deve ser utilizado apenas nos dias quentes. A utilização regular de protetor solar ajuda a proteger contra os radicais livres induzidos pela radiação UV, que podem causar danos e o envelhecimento precoce da pele. Além da utilização de um protetor solar, deve evitar a exposição excessiva, direta e prolongada ao sol.

Certifique-se de que escolhe um produto com proteção UV de largo espetro para proteger a pele dos raios UVA (que causam o fotoenvelhecimento e imunossupressão) e dos raios UVB (que causam queimaduras solares). Os protetores solares resistentes à água ajudam a evitar que o protetor seja facilmente removido com a água ou transpiração. Deve ainda reaplicar o fotoprotetor ao longo do dia, sobretudo se nadar, tomar banho ou em caso de transpiração excessiva, para manter a pele protegida.

4. Hidratante de noite

Usar um hidratante antes de ir dormir, depois da limpeza da pele, ajuda-a a manter a pele hidratada durante toda a noite e deixará uma sensação de pele macia e suave quando acordar. Um creme de noite nutritivo como o Cetaphil Hidratante Facial de Noite  protege a pele da secura durante toda a noite.

Getting_Started_On_A_Skin_Care_Routine-3
5. Não se esqueça do seu corpo

Embora o seu rosto possa ser a zona em que se concentra quando se olha ao espelho, procure não descurar o seu corpo . Como estamos cobertos a maior parte do dia, é fácil deixar a pele dos braços, pernas e tronco para segundo plano, mas estas zonas também podem ficar secas. 

Certifique-se de que utiliza um produto de limpeza suave, e adote o hábito de hidratar imediatamente  a pele após sair do duche ou do banho. Experimente as nossas gamas de produtos de limpeza  e hidratação  , que mantêm a barreira protetora natural da pele, deixando a pele suave e hidratada.

 

Referências:



1 http://www.skincancer.org/prevention/uva-and-uvb 



2. Surber C, et al. Br J Dermatol. 2012;167 (Suppl. 2):85–93.



3. Bonito F, et al. Sensitive Skin Syndrome: Literature Review of an Emerging Condition.J Port Soc Dermatol Venereol.2021;79(4):351-356.



4. Duarte I, et al. Sensitive skin: a review of an ascending concept. An Bras Dermatol.2017;92(4):521-525.



5. Escalas-Taberner J, et al.La piel sensible: un síndrome complejo. Actas Dermosifiliogr.2011;102(8):563-571.

null