O óleo de abacate é extraído da polpa do abacate. Cerca de 70% da sua composição é ácido oleico, um ácido gordo monoinsaturado ómega-9.
O óleo de abacate é extraído do fruto abacate. A sua popularidade tem aumentado nos últimos anos, tanto como ingrediente cosmético como enquanto alimento saudável. Isto deve-se ao seu elevado teor de gordura e à quantidade considerável de vitaminas e minerais presentes no ácido do óleo de abacate, o que o tornou particularmente procurado. O óleo de abacate contém vitaminas A, E, C e D, bem como ácido fólico, ácido oleico, magnésio, sódio e potássio.
Além disso, acredita-se também que o óleo de abacate possui propriedades antioxidantes que podem ajudar a proteger a pele dos danos causados pelo meio ambiente.
O elevado teor de ácidos gordos essenciais e minerais do óleo de abacate torna-o particularmente benéfico para a pele; contém inúmeras vitaminas, incluindo as vitaminas A e E, ambas extremamente benéficas para a barreira cutânea.
Acredita-se que o óleo de abacate possui propriedades antioxidantes naturais; isto significa que ajuda a defender-se contra os radicais livres à superfície da pele e outros fatores de stress ambiental, como o fumo ou a exposição à poluição.
O óleo de abacate, enquanto ingrediente com ação emoliente, preenche os espaços na camada lipídica do estrato córneo, contribuindo para a integridade da barreira cutânea. Melhora a textura da pele, ajudando a suavizá-la, a manter a hidratação e a apaziguá-la.