Algumas causas comuns da pele seca

Como hidratar a pele ressecada

A camada mais externa da pele (camada córnea) é constituída por células (corneócitos) e por lípidos. Para além da sua função como barreira protetora contra agressões exteriores, esta camada também é responsável por evitar a perda excessiva de água para o exterior. Assim, quando ocorre uma alteração na estrutura desta camada, a pele fica menos protegida das agressões externas e dos fatores ambientais e tende a ficar mais seca.

O grau de secura da pele pode variar. No entanto, os sinais e sintomas mais evidentes de pele seca são o toque áspero, aparência baça, descamação e comichão. Nas situações mais graves, pode dar origem a fissuras. A pele seca tende a ser menos elástica e tem maior tendência para o aparecimento de rugas.

É muito importante identificar a causa da pele seca, uma vez que a pele seca pode estar associada a algumas doenças de pele, a outras doenças com manifestações na pele ou a determinados tratamentos ou medicação. Procure aconselhamento junto do seu médico ou farmacêutico.

 

1. Idade

O envelhecimento é uma das causas de pele seca.

À medida que envelhecemos, a nossa pele vai ficando mais fina e mais seca. Como infelizmente não podemos entrar numa máquina do tempo, uma boa hidratação, de manhã e à noite, ajuda a manter a pele hidratada evitando que as linhas e rugas fiquem mais visíveis na pele seca.

 

2. O clima

Viver em locais de clima quente e seco pode ter um efeito indesejado nos níveis de hidratação da pele. Para ajudar, utilize roupas frescas e leves, de tecidos naturais, e pense em colocar um humidificador em áreas da casa onde passe muito tempo. Assim, o ar ficará mais húmido e aliviará a pele desidratada. Por outro lado, se o clima é frio e muito ventoso, proteja a sua pele com bons agasalhos (ex. casaco, cachecol, luvas, gorro), que permitam fazer face às baixas temperaturas e ao vento. Lembre-se que a pele quando exposta ao ar seco (ambientes com ar condicionado) ou quente (lareiras ou outras fontes de calor) também tende a ficar seca. Não se esqueça de aplicar um hidratante diariamente, não apenas no rosto, mas tendo também em atenção a hidratação corporal (não esquecer o hidratante labial). Por fim, é importante beber a quantidade diária recomendada de água.

 

3. Água

O contacto excessivo com a água, o exagero de banhos e o uso de sabões pode secar a pele. Evite banhos prolongados e água muito quente. Adicionalmente, a água das piscinas também pode secar a sua pele. Este facto ocorre pelo facto da água da piscina ser tratada com cloro, podendo causar desidratação da pele. No banho, opte por produtos de limpeza da pele suaves, sem sabões, sem fragâncias, que mantenham o pH da pele e a barreira cutânea. Ao sair do banho seque-se com uma toalha macia e aplique um hidratante no corpo e rosto.

 

4. Trabalho

Algumas profissões têm associadas a exposição a substâncias ou atividades físicas que podem originar pele seca. Profissões como enfermeiros, cabeleireiros, cozinheiros ou outras que expõe a pele (sobretudo as mãos) a substâncias químicas potencialmente irritantes, detergentes ou ao contacto excessivo com água potenciam o risco de secura da pele. É melhor prevenir do que tratar, e as precauções a adotar dependem do tipo de trabalho. De um modo geral, a utilização de luvas e roupas de proteção, a escolha de um produto suave para lavar as mãos e aplicação de um creme protetor e hidratante para as mãos várias vezes por dia são fundamentais.

 

5. Um problema de pele

A pele excessivamente seca também pode ser sinal de uma doença de pele subjacente. A pele seca tem várias causas, e pode estar associada a algumas doenças de pele ou a outras doenças com manifestações na pele. Adicionalmente, a pele seca pode também ser consequência de determinados tratamentos ou medicação. Procure aconselhamento junto do seu médico ou farmacêutico.

 

  • Santos G, Sousa L. Revista SPDV.2013;71(1):89-92
  • www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-basics/dry/dermatologists-tips-relieve-dry-skin
  • www.aad.org/public/diseases/a-z/dry-skin-causes
  • www.aad.org/public/diseases/a-z/dry-skin-self-care