A manteiga de karité é um emoliente que ajuda a manter a pele em boas condições e proporciona suavidade à pele.
A manteiga de karité é encontrada na gordura das sementes das árvores de karité e tem extensas propriedades benéficas para a pele. A manteiga de karité tem um longo legado de uso como ingrediente cosmético, tendo sido usada durante séculos. A elevada concentração de vitaminas e ácidos gordos que contém faz dele um ingrediente fantástico para a pele, suavizando, acalmando e reparando-a.
As árvores de karité são encontradas em climas tropicais da África Oriental e Ocidental. As sementes das árvores de karité contêm núcleos oleosos a partir dos quais se obtém manteiga de karité. Após a remoção dos núcleos, estes são moídos e fervidos em água. A manteiga emerge na superfície e depois solidifica-se, tornando-a ideal para uso tópico em produtos cosméticos.
A composição química da manteiga de karité é o que a torna tão benéfica. Então, o que contém exatamente?
A manteiga de karité é normalmente utilizada pelos seus efeitos hidratantes. Estes benefícios estão relacionados com o teor de ácidos gordos deste ingrediente, incluindo os ácidos linoleico, oleico, esteárico e palmítico. Isto torna-o um excelente hidratante para acalmar a pele seca.
Ao aplicar manteiga de karité na pele, os seus óleos são absorvidos restaurando os lípidos da pele.
A manteiga de karité funciona criando uma barreira entre a pele e o ambiente externo, retendo a hidratação e reduzindo a secura e a descamação da pele.
Os elevados níveis de ácido linoleico e ácido oleico equilibram-se, o que os torna fáceis de absorver reduzindo o risco da pele parecer oleosa após a aplicação.
Os triterpenos presentes na manteiga de karité (que são substancias químicas naturais) ajudam a minimizar o aparecimento de linhas finas o que resulta numa pele mais suave.