O ácido hialurónico aumenta a resistência e hidratação da pele proporcionando uma textura macia e sedosa à pele.
O ácido hialurónico está presente naturalmente na pele, mas os seus níveis diminuem à medida que envelhecemos. É utilizado em produtos de cuidado da pele pela sua elevada capacidade de reter água (humectante), hidratando a pele e aumentando a sua elasticidade.
O ácido hialurónico tem uma grande capacidade de reter a humidade. Esta capacidade faz parte do que tornou o ácido hialurónico num ingrediente popular em fórmulas tópicas de produtos de cuidados da pele. Pode ajudar a reduzir o aparecimento de rugas, melhorar a firmeza e textura da pele, combater a secura e irritação, assim como prevenir a sensações de repuxamento.
Quando o ácido hialurónico penetra na pele, liga-se rapidamente às moléculas de água nas células da pele, proporcionando assim uma hidratação rejuvenescedora em todas as camadas exteriores da pele. Isto torna-o num ingrediente benéfico para acalmar a pele seca.
O ácido hialurónico ajuda a melhorar a barreira lipídica natural da pele e permite-lhe defender-se dos danos ambientais. A proteção contra fatores de stress ambiental significa que a pele fá-la mais resistente o que permite uma melhoria no brilho e elasticidade da pele.
Como parte do processo de envelhecimento, a pele pode começar a ceder à medida que a elastina se decompõe. Embora o ácido hialurónico não aumente os níveis de elastina, aumenta a hidratação da pele, permitindo-lhe um aspeto mais suave. Também proporciona firmeza, o que aumenta a aparência jovem da pele.
A hidratação intensa do ácido hialurónico não só permite que a pele pareça mais firme, como também lhe proporciona uma textura suave.